Sabe-se que a fissuração nos elementos estruturais de concreto armado é causada pela baixa resistência à tração do concreto. Apesar de indesejável, o fenômeno da fissuração é natural, dentro de certos limites. O controle da fissuração é importante para a segurança estrutural em serviço, para condições de funcionalidade e estética (aparência), desempenho (durabilidade, impermeabilidade etc.).

Em função das características, localização e geometria da fissura em questão, pode-se afirmar que a causa desta abertura é decorrente da flexão das vigas influenciadas pelos esforços cortantes, o que geralmente são provocadas por sobrecargas ou deficiência de armaduras.

As fissuras ocorrem perpendicularmente às trajetórias dos esforços principais de tração. No caso destas vigas, apresentam aberturas maiores em direção à face interior da viga onde estão as fibras mais tracionadas. Junto aos apoios as fissuras inclinam-se aproximadamente a 45º com a horizontal, devido à influência dos esforços cortantes (como mostra a segunda imagem do post). Nas vigas altas, esta inclinação tende a ser da ordem de 60º.

Precisando de ajuda? Entre em contato conosco através do telefone +55 (84) 99645 8500 ou nos mande uma DM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *